COMO ESCREVER UM LIVRO

    


   Pois bem... Tentarei expor aqui que tipo de estratégia eu uso para desenvolver um livro...
  
   Primeiro devo ressaltar que quem tem em mente desenvolver uma história, tem que gostar de escrever, seja digitando ou não. E apesar de existir as correções no Word, ter uma noçãozinha de português vai te ajudar muito, porque  não usará uma boa ortografia somente para escrever livros, não é? Precisa que tenha muita paciência também, pois um livro não surge em sua frente como um passe de mágica.

   Para iniciar a obra você tem que ter em mente sobre o quê vai escrever, claro. Depois precisa decidir quem e como serão os personagens. Normalmente eu penso nos principais primeiro, os restantes vou encaixando. Feito isso, logo  trato de decidir onde se passará a história e em que época. Daí em diante as coisas vão fluindo naturalmente. Assim fica mais fácil, mas não significa que sem algum desses detalhes não dará para continuar a escrever. Em O TRIO eu não tinha certeza da época ou local até muito tempo depois que tinha iniciado. 

   Depois é sempre bom começar a imaginar as principais situações. Mentalize as cenas para ter certeza de que a sequência terá algum sentido, isso funciona bem. Até pode ir escrevendo o que vier em mente, depois leia tudo de novo e depois imagine a tal cena. Se fluir com naturalidade, pode confiar em deixar como está. Já tive que mudar muitas fazendo isso. Quando tentava mentalizar percebia que havia certas pausas que deixava a cena sem lógica. "Daria tempo de tal pessoa fazer isso mesmo? Ele(a) disse isso na hora certa? Esse movimento é possível em tal situação?" São perguntas que devem ser feitas.

   Quando se tem mais ou menos uma ideia do que vai acontecer, deve-se preencher as lacunas até chegar nas tais situações de destaque. Não vá colocando qualquer coisa, pois depois pode não fazer sentido e em muitas vezes, um detalhezinho inócuo pode ser usado como algo  crucial no final. É muito bom já tem um final em mente, assim ajuda a criar pontos que se liguem para dar coerência à história. Mas se não conseguir decidir logo, não precisa adiar o início do desenvolvimento do livro por causa disso. Não é sinal de que não dará certo.

   Passo seguinte? Continue exercitando a paciência. Se não tiver nada para escrever, não force, espere algo surgir em sua mente. Uma cena pode ficar "empacada", mas não duvide de que você terá criatividade para continuar ou pensar em outra coisa. TUDO tem uma saída, é só vasculhar em sua imaginação que vai encontrar. Se não achar, mude o rumo. Isso pode levar horas, dias ou até meses. Eu já passei por isso...

   Terminou? Ótimo! Agora leia tudo de novo e faça correções e com certeza terá alterações. Preste bem atenção se a história tem coerência. Terminou essa fase? Leia de novo. Terá ainda mais correções. Se não quiser ler mais uma vez, peça a alguém para que faça isso por você e que dê a opinião. Caso não encontre, guarde o livro e depois de algum tempo, pegue-o e torne a lê-lo, pois depois de um tempinho sem contato, a mente se desliga um pouco da história e se tem uma visão mais neutra, entende o que quero dizer? Os meus eu escrevo a mão, depois leio tudo para fazer as correções, em seguida passo tudo a limpo (a mão), e só aí eu digito, fazendo correções. Bom... Talvez agora eu prefira passar logo a limpo  diretamente no computador, agora que tenho um...  Caso não queira esperar tanto, fique a vontade para tentar uma editora. E boa sorte!
  
   Possivelmente não conseguirá de primeira, se conseguir, meus parabéns! Se não, saiba que o livro "O Alquimista" de Paulo Coelho, recebeu um "não" de quinze editoras...

   Sugiro optar pelas que dão espaço para novos escritores, uma vez que enviar uma cópia especialmente para alguma renomada, pode significar que seu manuscrito ficará sob uma pilha quase intocada e provavelmente daqui alguns meses você receberá a informação de que seu livro não se encaixa no estilo dela sem ao menos ter sido avaliado. Pois é... Existem algumas que estão se dedicando aos iniciantes e com muita qualidade. Conheço a Novo Século,  a 7Letras e a Dracaena. Com certeza há mais algumas, é só dar uma pesquisada. Para conhecer melhor como procede esse acordo entre novo escritor e editora, entre no site delas, e terão mais informações.

   Espero ter ajudado em alguma coisa. Se tiver alguma dúvida ou sugestão é só deixar um comentário aqui mesmo!

Beijos! 



2 comentários:

  1. Tenho uma duvida, tipo eu começo escrevendo aonde ou eu digito para fazer o livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Então, eu gosto de escrever tudo no papel para depois passar para o computador. Mas isso é coisa minha, não confio em computadores... rsrs Escrevendo a mão eu me sinto mais próxima dos personagens. Tem gente que já começa digitando mesmo, vai de gosto. Daí, depois de tudo pronto, revisado por você mesma ou por alguém especializado, é só encaminhar para alguma editora. E confiar em Deus para que tudo dê certo! Qualquer coisa é só perguntar, tá?

      Excluir